quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Novembro Azul: Palestrantes deixam participantes bastante motivados em Santa Cruz


Palestra Novembro Azul em Santa Cruz PE - Foto: Gerisvan Tavares
Palestra Novembro Azul em Santa Cruz PE - Foto: Gerisvan Tavares
Por Gerisvan Tavares

 
Vivenciando o Novembro Azul, moradores de Santa Cruz no Sertão do Araripe, puderam acompanhar nesta terça 24, palestra em praça publica com a presença do Sargento Ricardo e do médico Dr. Milton Soveron Arambell, varias famílias participaram do encontro que aconteceu ao ar livre na praça da Academia em frente a Matriz.

 
Sargento Ricardo PM
O palestrante Sargento Ricardo (PM), aprofundou temas preocupantes na sociedade como uso de bebidas alcoólicas, embriague ao volante, direção e drogas, vídeos, fatos e documentários da vida real que chamaram a atenção de todos para o amor e os laços familiares que devem realmente existir todos os dias. Varias fatos foram destacados como os vexames após a bebida, beber depois dirigir, agressão física e moral  e a importância do dialogo para um lar harmonioso.

 
O vicio diário da bebida pode provocar as principais doenças como câncer no fígado, na garganta, na língua e possíveis chances de doenças de próstata, lembrou o palestrante, onde acrescentou "os acidentes e violências são 50% do envolvimento com a cachaça sendo a porta de entrada para as demais drogas", o sargento destacou a importância do dialogo com os filhos.

 
Dr.Milton Soveron Arambell
Dr. Milton Arambell abordou o tema da noite,  Novembro Azul, Doença de Próstata, levando passo a passo as informações, tranquilizando que ate chegar ao toque o paciente passará antes por exames, onde nem sempre se tratará do famoso toque, é importância que a esposa tenha o interesse de esta informada sobre essa doença.

 

O medico chamou atenção pra o uso de alimentos saudáveis, evitando enlatados, produtos artificiais, refrigerantes, bebida alcoólicas, fumo e excesso de peso, destacou ainda a necessidade da educação alimentar, se habituando aos alimentos naturais e a pratica de atividades físicas, dessa forma é possível evitar doenças malignas, não só na próstata como em outros órgãos.
 
 
Acompanhe na imagem abaixo o que é um câncer de próstata:



 
Pesquisas mostram números alarmantes de casos de próstata, chegando ate a mortes de homens que não procuram um medico para evitarem tal doença, muitas vezes por conta de preconceitos.

 
Hoje é o segundo câncer dos homens após o melanoma, o medico Dr. Milton colocou que o paciente deve ter uma atenção redobrada caso os antecedentes familiares tenham histórico de câncer de próstata.

 
Acompanhe abaixo os sintomas da doença de Próstata:



 
Dr. Milton ressaltou a importância de procurar o médico não apenas quando estiver grave o problema, mas sim ao perceber os três primeiros sintomas na imagem acima, caso tenha mais de 45 anos, tá na obrigação de procurar atendimento medico. E deixou um exemplo simples “O exame de próstata é o preventivo da mulher” referindo ao exame do colo do útero obrigatório pela mulher. O toque faz parte da triagem de exames.

 
Ao concluir, Dr. Milton agradeceu a presença dos homens e das famílias, chamando atenção para que lembre se da próstata o ano todo e não apenas no Novembro Azul “não procurem o medico só quando estivem sangrando para urinar, vamos ser preventivos na saúde”, a equipe da saúde aguarda sua visita.

Finalizou lembrando que “você vai gastar cinco minutos da sua vida e ganhará um ano de tranquilidade!” disse. Tendo em vista que o exame é anualmente, hoje o exame custa em media R$100,00.

 
Gardielle Andrade (enfermeira)
No encontro estiveram presentes a secretária de saúde Cledjane Tavares e vários funcionários (enfermeiras, agentes de saúde e equipes de PSF), o encontro foi proveitoso o que deixou os participantes bastante motivados. 

 
Fonte: Blog Santa Cruz 24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário